Resistência Generalizada – As Infestantes Contra-atacam

Maio 18, 2010


Um terreno tomado pela infestante Amaranthus palmeri (trata-se da planta mais alta)

Maio de 2010 – Aconteceu. Aquilo que a Monsanto em tempos tinha afirmado que não passava de um conceito “duvidoso”, tem agora honras de notícia no New York Times. Trata-se do aparecimento generalizado, em milhões de hectares distribuídos por 22 estados americanos, de pelo menos 10 espécies de ervas daninhas resistentes ao herbicida Roundup, da Monsanto. Segundo Andrew Wargo, presidente da Arkansas Association of Conservation Districts, trata-se “da maior ameaça à produção agrícola que alguma vez vimos”.
Estas pragas aparecem nos terrenos em que são cultivadas plantas transgénicas (também elas resistentes ao Roundup) e, como não são afectadas por este herbicida, competem pelos nutrientes e sufocam a cultura. Ainda segundo o New York Times os produtores estão a ver-se obrigados a recorrer a herbicidas mais tóxicos, que já tinham sido abandonados, para liquidar as infestantes. Segundo um outro comentador citado na mesma notícia, “A indústria da engenharia genética está a arrastar-nos para uma agricultura mais dependente de pesticidas quando sempre tinham prometido, e nós precisamos de utilizar, a direcção oposta”.
O que está a acontecer nos Estados Unidos é perfeitamente previsível e biologicamente inevitável. É o que nos vai acontecer a nós se formos pelo mesmo caminho, e é também uma demonstração de que os transgénicos não correspondem a nenhum paradigma de sustentabilidade, antes empurram os agricultores para um círculo vicioso de químicos cada vez mais fortes, cada vez em maior quantidade. A situação actual ainda não atingiu o seu ponto alto, mas já é de tal modo grave que a Syngenta, uma competidora da Monsanto, já criou um site só para mostrar o mapa dos locais onde as infestantes já se instalaram e vender químicos alternativos ao Roundup!

NY Times : 183

Retirado de : http://stopogm.net/content/resistencia-generalizada-infestante

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: